Qual curso devo fazer na faculdade?

"O futuro é um labirinto para quem não sabe o que quer. (Charlie Brown Jr.)"
Bom, achei que esse post seria muito interessante, já que, uma das decisões mais complicados é "qual curso devo fazer na faculdade?". Vou contar a minha experiência primeiro. Quando eu era bem pequena, tinha o sonho de ser professora, era completamente apaixonada pela profissão e nas minhas professoras, queria seguir os mesmos passos. Depois disso, sempre que ia para casa de alguns parentes em Niterói, ficava alucinada nas plataformas de petróleo na baia de guanabara, queria por que queria trabalhar como engenharia de petróleo e gás, comecei a pesquisar e cada dia ficava mais feliz por ter decidido de vez a minha profissão, procurei por cursos mas em nenhum deles eu tinha idade.
Já tinha decidido onde faria faculdade, todos sabiam minha paixão pela minha futura profissão e foi assim, desde o ensino fundamental até o final do terceiro ano. Logo após minha colação, conversei com um cara e ele colocou a engenharia de petróleo e gás totalmente no chão, falou coisas que no fundo eram verdade mas que me deixou muito enfurecida, não queria acreditar que tudo o que eu sempre quis estava indo tão mal. A partir dai fiquei totalmente sem saber o que fazer e por aí foi mudança de curso a cada dia, já pensei em ser professora de história, arquiteta, design, engenheira de produção e a que mais ficou na minha cabeça foi a engenharia civil, pra quem não sabe, eu sou louca e apaixonada por números, gosto de problemas que me façam quebrar a cabeça para descobrir a solução.
E nada mais, nada menos que desistir da engenharia civil, novamente dor de cabeça sobre meu futuro, o que eu faria? Foi aí que eu decidi ser gestora, empresária, ôh como se fosse fácil mas é o que eu gosto e queria seguir (E eu vou lidar com tudo que eu gosto, matemática e humanas). Como cheguei a essa conclusão? Com muita pesquisa e assistindo palestras, eu tinha que desfrutar de tudo o que eu tinha de melhor e na área de humanas, eu me considerava muito melhor do que exatas (mesmo amando minha matemática, química e física).
Pois bem, uma pergunta que eu mesma que fazia era "Eu quero lidar com a matemática e os problemas minha vida toda?" e a resposta foi: não. Um das coisas que mais gosto é conversar, lidar com o ser humano, administrar e organizar uma empresa e etc. Eu sabia que eu seria muito mais feliz fazendo uma entrevista/ouvindo alguém, do que construindo prédios, estradas...
Portando, tem inúmeros cursos ótimos que tem como conciliar tudo o que gostamos de uma maneira que nos fará bem. Pensem bem antes de escolher, é uma gradução que levaremos para sempre conosco.

0 comentários:

Postar um comentário







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!